INFORMATIVO

Família, nossa prioridade!

FAMÍLIA, NOSSA PRIORIDADE!

“Ora, se alguém não tem cuidado dos seus e especialmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel" (1ªTimóteo 5:8).

Falar da família como a nossa prioridade nunca é demais! A respeito da importância de repetir conceitos básicos e indispensáveis para fé e conduta dos crentes, escrevendo aos filipenses o apóstolo Paulo disse: “Quanto ao mais, irmãos meus, alegrai-vos no Senhor. A mim, não me desgosta e é segurança para vós outros que eu escreva as mesmas coisas” (Filipenses 3:1). Nesse sentido, dentre as coisas que vale a pena recordar, certamente, encontra-se o valor da família como a primeira e principal instituição criada por Deus.

No geral, as pessoas concordam com o valor e a indispensabilidade da família, entretanto, a maioria não tem dado a devida atenção, respeito e a prioridade que a família necessita. Por isso, a família tem sido a instituição mais atacada e vilipendiada em nossos dias. De todas as formas e por todos os modos, as forças inimigas da família tentam destruí-la.

É lamentável, revoltante e até assustador, como muitas autoridades (legisladores, governantes, magistrados), boa parte da imprensa, da mídia, alguns setores da academia, muitos “formadores de opinião”, e tantos outros, veem atacando a família, tentando destruir seus fundamentos e relevância, sem, contudo, perceberem, que lutar contra a família é conspirar contra nós mesmos, é declarar uma guerra insana para o colapso e destruição da nossa própria sociedade.

Mas, o povo de Deus não pode aceitar o caos preanunciado, por isso, mesmo parecendo estar na contramão, continuará declarando que a família é plano eterno de Deus. Nessa luta, começar priorizando a própria família, colocando em prática os princípios de Deus, é a primeira e principal arma a ser usada.

Temos declarado que a Igreja é “uma família de famílias”, a grande família de Deus, uma família com muitos filhos parecidos com o Seu filho Jesus. Por isso, ela é importante, pois existe para nutrir e treinar os crentes, por meio da Bíblia, a Palavra de Deus. Entretanto, é na família que o alicerce deve ser lançado. Daí a sua singular importância!
            A Igreja é a assembleia (local) onde os “chamados para fora do mundo” são ensinados, capacitados, transformados em verdadeiros discípulos de Jesus Cristo e enviados ao mundo “a fim de proclamarem as virtudes daquele que os chamou das trevas para a Sua maravilhosa luz” (1ªPedro 2:9); porém é na família, onde Cristo habita e tem primazia, que os principais pilares do caráter cristão são estabelecidos, é nela que cada pessoa adquire os conceitos e valores que vão constituir o alicerce sobre o qual ela se apoiará ao longo da sua existência terrena. Os seus conceitos fundamentais sobre o mundo, as relações sociais, a ética e a forma de ler e ver a sociedade, dependerão desta base que se desenvolve na família. É na família que o indivíduo se torna capacitado para a utilização dos talentos próprios e aprende, na prática, a selecionar os fins e os meios, a ser criativo e capaz de inovar e empreender. É na família que Deus planejou que aprendemos e podemos suprir as nossas necessidades mais básicas de companheirismo, cooperação e complementação.

Do ponto de vista Bíblico, de maneira simplificada, família significa comunhão, generosidade, acolhimento, relacionamentos íntimos. Deus planejou a família para ser o lugar apropriado para convívio, auxílio e conforto recíprocos, onde cada membro pode dar e receber, tanto na prosperidade como na adversidade. Por estes e outros motivos, devemos priorizar a família!

Certamente, é insensatez gastarmos nosso tempo correndo atrás de coisas, relegando nossa família a um plano secundário. Nenhum sucesso compensa o fracasso da família. Construir o sucesso pessoal preterindo a família é loucura. A vitória sem a valorização da família tem sabor amargo. Devemos dedicar o melhor do nosso tempo e o melhor dos nossos recursos na formação espiritual, moral e intelectual da família. Investir na família é investir em nós mesmos. Semear nesse canteiro fértil é a garantia de uma abundante colheita. Quando a família vai bem, a Igreja, também vai bem e, certamente, cumprirá a sua missão com eficácia. Quando a família vai bem, a sociedade é bem-aventurada.

Vale a pena priorizar a família, sem dúvidas, ela é o nosso melhor e mais valioso bem! Por isso, asseguro-lhe com toda convicção que nenhum sucesso pessoal vale o fracasso da família. Pense nesta verdade. Ame e prioriza a sua família!

Rev. Marcos Antonio Serjo da Costa

Pastor Sênior da IP Cuiabá

T tulo fixo

Igreja Batista Nacional

Rua Cajueiro, 298
Santa Inez, Maranhao, Brazil

ronildo@igrejabatistapeniel.com.br

Fone:  65 3624.4917
E-mail: secretaria@ipcuiaba.org.br

Siga a Igreja Batista nas redes sociais.
Crie seu novo site Go7
vers�o Normal Vers�o Normal Painel Administrativo Painel Administrativo