INFORMATIVO

Família, lugar de adoração!

“Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração;tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te” (Deuteronômio 6:6-7).

Muitas práticas e costumes têm se perdido ao longo dos anos, algumas boas, outras ruins, algumas extremamente importantes e estratégicas, inclusive, do ponto-de-vista espiritual, dentre elas, uma das principais, tem sido a prática da adoração em família. Infelizmente, o secularismo que tem inundado a sociedade contemporânea, também, com muita intensidade, tem contaminado a maioria das famílias. Por isso, a prática da adoração, que por séculos fez parte do cotidiano das famílias tementes a Deus, atualmente, quase inexiste na maioria absoluta das famílias cristãs. Que pena! Que perda!

Não há dúvidas de que a adoração em família sempre fez parte do eterno propósito de Deus, sendo, inclusive, expressamente recomendada em Sua Palavra, como o segredo do sucesso da família (Deuteronômio 11:18-25).

A “Igreja do Deus vivo, coluna e baluarte da verdade”, na realidade é uma família de famílias comprometidas com o Senhor e toda a comunhão que almejamos, especialmente, as bênçãos práticas da exortação paulina expressadas em Filipenses 2:1-4, começam, se fundamentam e se fortalecem no contexto do lar. É na família que se aprende que o Senhor das bênçãos é mais importante do que as bênçãos do Senhor. Indiscutivelmente, é na família que se aprende a amar o Senhor Deus e a andar em Seus caminhos.

“Deus deve ser adorado em todo o lugar, em espírito e verdade, tanto em famílias diariamente e em secreto, estando cada um sozinho, como também mais solenemente em assembleias públicas”, é o que afirma a Confissão de Fé de Westminster (Capítulo XXI, VI). Contudo, atualmente, a maioria dos cristãos evangélicos, mesmo sabendo da importância da adoração em secreto e da adoração comunitária, não tem dado a devida importância à adoração em família. Muitos pais, embora líderes na Igreja, não têm sido sacerdotes em casa. Muitos estão desprezando ou abrindo mão desta grande fonte de bênçãos.

A adoração em família glorifica e honra a Deus e, sem dúvidas, direciona o lar. Adoração em família tem o maravilhoso efeito de centrar o lar em Cristo. Toda família caminha “olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus” (Hebreus 12:2), quando pratica em casa a verdadeira adoração.

A adoração na família, também, gera a oportunidade de crescimento no conhecimento da Palavra, que por sua vez, contribui na formação e encorajamento do caráter cristão de cada membro da família. O caráter forjado pela Palavra mudará, para melhor, o comportamento de todos os membros da família. É uma triste realidade que muitos “cristãos”, frequentemente manifestam o caráter de Cristo mais consistentemente na Igreja, no trabalho e na comunidade do que em suas próprias casas. Entretanto, o lugar onde mais precisamos vigiar e nos guardar contra o pecado, a carne e o diabo (nosso adversário) é, indubitavelmente, o nosso lar. Descontração e familiaridade são um prato cheio para o pecado. A adoração em família é uma arma estratégica nessa vigilância!

Por fim, a adoração em família, além de incentivar a paz e aumentar os laços de comunhão e afetos entre os membros da família, reforça a liderança espiritual dos pais.  A adoração em família reforça a ordem e o propósito estabelecidos por Deus para a família, na medida em que ela olha para o pai (ou para a mãe) como o líder espiritual da casa. Isso proporciona o equilíbrio necessário para uma família saudável.

T tulo fixo

Igreja Batista Nacional

Rua Cajueiro, 298
Santa Inez, Maranhao, Brazil

ronildo@igrejabatistapeniel.com.br

Fone:  65 3624.4917
E-mail: secretaria@ipcuiaba.org.br

Siga a Igreja Batista nas redes sociais.
Crie seu novo site Go7
vers�o Normal Vers�o Normal Painel Administrativo Painel Administrativo